Eventos

Os membros do Gesole participam de eventos relacionados à temática de software livre para discutir e divulgar ideias referentes à liberdade de software na educação. Abaixo, está uma lista de eventos dos quais participamos:

WSL 2013

http://softwarelivre.org/wsl/2013/schedule?view=true

“O uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno”

Rafaela da Silva Melo e Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho

Retornar ao topo da página

V Festival de Software Livre

http://wiki.softwarelivre-vs.org/

“Avaliação de Software Livre Educacional: Investigando o potencial de utilização do KDEdu nos anos iniciais do Ensino Fundamental”

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa, que teve por objetivo investigar e avaliar o potencial dos softwares educacionais livres do projeto KDEdu para a utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de apresentar contribuições e sugestões para o aperfeiçoamento do projeto.

Palestrantes:Breno Neves e Rafaela Melo

Minicurrículo:

Breno Neves - Bacharel em Ciência da Computação pela PUCRS, aluno do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS em Acessibilidade em sistemas Web e Integrante do GESoLE - Grupo de Estudos Software Livre na Educação da UFRGS.

Rafaela Melo - Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do GESoLE - Grupo de Estudos Software Livre na Educação da UFRGS.

Retornar ao topo da página

Dia da Liberdade de Software 2013

http://wiki.softwarelivre-vs.org/DiaDaLiberdadeDeSoftware2013

Palestras

Experiências bem sucedidas com o Software Livre no Ensino Superior

Palestrante: Rafaela da Silva Melo

Resumo: A palestra se constituirá como um relato de uma oficina realizada por um grupo de alunos da disciplina Software Livre na Educação para a comunidade, durante a Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O propósito da oficina foi promover, divulgar, explorar e propor o uso de softwares e tecnologias livres na educação e também oportunizar o contato de outros alunos das licenciaturas com essas tecnologias, visando a sua utilização na escola e a criação de ecossistemas de colaboração entre os profissionais de educação. A palestra também proporcionará um debate sobre a importância da discussão e promoção do uso software livre na formação de professores da educação básica e também no uso dentro das universidades.

Software Educacional Livre pra dar e vender

Palestrante: André Ferreira Machado

Resumo: Será apresentado um resumo das atividades desenvolvidas no projeto "Software educacional livre na Wikipédia", desenvolvido pelo professor Paulo Francisco Slomp e por seu bolsista, André F. Machado. Será dado especial destaque a uma tabela dinâmica que estamos desenvolvendo com informações de softwares educacionais de diversas áreas do conhecimento e será demonstrada a utilização de alguns desses programas em comparação a suas alternativas proprietárias.

Como se defender utilizando software livre na era da espionagem.

Palestrante: Breno Neves

Resumo: A palestra se dividirá em três momentos: O primeiro se propõe a apresentar algumas ferramentas básicas de rede, como o tcpdump e o wireshark e alguns conceitos sobre o funcionamento do protocolo HTTP e DNS. No segundo momento, exemplos práticos de serviços que envolvem espionagem em redes sociais, aplicativos em sistemas operacionais de dispositivos móveis e outros. No terceiro momento, serão apresentadas ferramentas construídas em software livre para se defender de algumas das técnicas utilizadas na atualidade e fomentar debates sobre a importância da liberdade do software na luta contra a vigilância na rede.

Retornar ao topo da página